A Griot - Revista de Filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o conceito Qualis B5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na recente classificação de periódicos científicos. A publicação, que tem periodicidade semestral, divulga pesquisas na área de filosofia e promove o debate filosófico por meio de novos ângulos que não apenas a filosofia tradicional.
Editada pelos professores do curso de Licenciatura em Filosofia do CFP/UFRB, José Vicente e Ronaldo Barros, a Griot foi conceituada pela primeira vez na classificação do Qualis, nas áreas de Filosofia e Artes. A avaliação da revista pela Capes levou em consideração critérios como a qualidade de seu conteúdo, o conselho editorial composto por pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais e a regularidade das publicações.
“Essa conquista se soma às inúmeras contribuições do corpo docente da UFRB para o processo de consolidação da nossa instituição como uma universidade de excelência e inclusão social”, comemoram os editores. “Agradecemos a todos que contribuem com esta experiência exitosa”, destacam.
O próximo volume da Griot será publicado em junho de 2012. Para saber como enviar artigos, resenhas e traduções para a publicação e/ou conferir as edições anteriores, acesse o site www.ufrb.edu.br/griot.
Qualis - O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5, e C.
Consulte a classificação de periódicos no WebQualis.
|
Poiésis é uma palavra polissêmica de origem grega. Ela denota, entre outras coisas, a ação ou a capacidade de produzir ou fazer algo de forma criativa. Nos escritos de Platão é possível entender a poíésis como processo criativo, conhecimento e aprendizado lúdico; ação que converte o “não ser” em “ser”. Este é o nosso tempo e espaço de poiésis na educação, nos afetos, na poesia... Façamos a nossa parte e emprestemos à vida a ação criativa do ser humano! Seja bem-vindo(a)!
Total de visualizações de página
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Revista Griot do CFP/UFRB obtém conceito Qualis B5 da CAPES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário