Sob o tema LINGUAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES: AS VOZES DOS SUJEITOS E SEUS SIGNOS NA PESQUISA EDUCACIONAL, nosso editor, prof. Irenilson de Jesus Barbosa1 apresenta comunicação científica no II SEMFEP - Seminário de Formação de Professores em Exercício - na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA.
O trabalho enfatizará a condição do professor em exercício como pesquisador inserido num processo de ação-reflexão-ação e nos convida a pensar sobre as relações existentes entre linguagem e inclusão, a partir da importância dada às vozes de sujeitos de pesquisas, destacando a necessidade de interação entre práticas, formação e exercício docente quando pensamos a educação inclusiva em perspectiva ampla. O texto parte de uma revisão do referencial teórico que fundamentou uma dissertação de Mestrado, agora subsidiada por depoimentos dos sujeitos de um projeto de pesquisa e extensão no campo da educação inclusiva, recentemente concluído na cidade de Amargosa.
A reflexão proposta se firma nos estudos socioculturais de Mikhail Bakhtin (1895-1975) e Lev Semionovic Vygotsky (1896-1934), principalmente em razão da importância que ambos dão à mediação dos signos linguísticos nas relações sociais e à sua utilidade para a compreensão de como o sujeito socialmente construído refaz o caminho da reflexão a respeito de sua condição e se expressa, fazendo uso da linguagem verbal e tendo-a como mediadora entre a sua voz, as vozes dos outros e todas as relações sociais a ela interligadas, em constante diálogo.
O trabalho está vinculado ao Eixo 3 das temáticas do evento (Linguagens e formação: arte, letras e tecnologias) cujas sessões de comunicação oral dar-se-ão na tarde desta sexta-feira, das 14:00 ás 17:30. A comunicação anunciada realizar-se-á na sala 10 do prédio da FACED/UFBA no Canela.
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