Com o objetivo de debater sobre ensino da língua de sinais no Brasil, o Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da UNEB, em Salvador, realiza o VI Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras (Eneel).
Com o tema Professores e intérpretes de libras em formação: quais mudanças? o evento acontece entre os dias 7 e 9 de setembro, no Teatro UNEB.
Os interessados podem se inscrever nas modalidades ouvinte ou submissão de trabalhos. Para participar é preciso preencher o formulário on-line. O valor da taxa de inscrição varia entre R$100 e R$115, de acordo com o nível profissional. Também existe a opção de pacotes com preços promocionais, voltados para grupos entre três e dez pessoas.
Os interessados em apresentar produções acadêmicas devem enviar um resumo do trabalho para o e-mail 6enell.bahia@gmail.com até o dia 31 de agosto. A previsão é de que a lista dos selecionados seja divulgada no dia seguinte. Ouvintes podem se inscrever até a data do evento.
O encontro oferta 460 vagas, voltadas para intérpretes, estudantes e docentes da área de letras que desenvolvam trabalhos com a língua brasileira de sinais (Libras).
A abertura do evento fica por conta da palestra A emergência do curso de Letras/Libras nas universidades brasileiras: passado, presente e futuro, ministrada pela professora Elizabete Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
De acordo com a coordenadora do Eneel, Sheila Maia, a convidada irá abordar as consequências do Decreto 5626/05, que garante a graduação em nível superior para professores e intérpretes de Libras.
“Muitos profissionais que trabalham com surdez não possuem a formação correta. O que existe atualmente nas universidades brasileiras são algumas disciplinas optativas voltadas para a área”, explica a coordenadora.
A professora ressalta ainda que já existe um curso de letras com especialização em Libras na Universidade Federal de Santa Cantarina (Ufsc) e que neste ano “a segunda turma da licenciatura e a primeira do bacharelado serão concluídas. A partir deste modelo, queremos discutir a necessidade de outras graduações semelhantes em todo o país”.
A programação do encontro reserva também palestras, mesas-redondas, atividades culturais e lançamentos de livros. Destaque para as apresentações literárias e artísticas de deficientes auditivos realizadas durante o Festival de Cultura Surda.
A primeira edição do Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras aconteceu em 2007 e foi idealizada pelos discentes do curso da Ufsc. Antes de desembarcar em Salvador, o evento já passou pelas cidades de Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Fortaleza e Natal.
Mais informações: www.6enell.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário