Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de julho de 2012

GREVE NAS FEDERAIS: APUR publica nota sobre proposta do Governo aos docentes


NOTA PÚBLICA
O governo federal novamente desrespeita a categoria docente na mesa de negociações. Desta vez, decidiu divulgar, através da mídia, pontos da sua proposta, antes mesmo de terminar a reunião de negociação com as representações sindicais. Inclusive, a ministra Miriam Belchior se manifestou, pela primeira vez, sobre as negociações com os professores em greve, afirmando que essa é uma proposta definitiva. Essa atitude insere-se no rol das estratégias utilizadas pelos gestores da educação brasileira durante o presente movimento paredista, a saber: protelar os debates, não negociar com a categoria, reprimir os docentes em greve através do corte de ponto, e, por fim, apresentar uma proposição que no dizer do governo “atende a reivindicação histórica dos docentes”, colocando a opinião pública contra os grevistas.
Insistimos em dizer que o governo, até agora, apresentou publicamente apenas fragmentos de sua proposição. Alertamos a categoria para que estejamos atentos ao conjunto da proposta, não nos deixando seduzir por um possível reajuste salarial que, no decorrer dos próximos anos, representará apenas uma reposição inflacionária. Outras questões fundamentais, que não foram divulgadas, merecem nossa atenção, a saber: Garantiu-se a paridade entre ativos e inativos? Como será a progressão na carreira? Qual é o referencial para o piso proposto? Quais os critérios utilizados para a proporção salarial entre os regimes de trabalho? Por que o reajuste é uma projeção? Por que teremos reajustes diferenciados por classes? Qual será o índice de referência para os futuros reajustes salariais?
Como se pode observar, muita coisa precisa ser esclarecida. O momento exige cautela e prudência. Assim, antes de emitirmos um parecer mais conciso sobre a proposta governamental, precisamos nos apossar da mesma, intensificar nossos debates, em reuniões e Assembleias, bem como manter a pressão sobre o governo através das mobilizações de rua. Neste sentido convocamos os colegas docentes para:
 ASSEMBLEIA GERAL (Cruz das Almas, 19/07, as 09:00hs)
 Saudações
 Comando Local de Greve – UFRB na LUTACruz das Almas, 13 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário