Total de visualizações de página

sábado, 14 de março de 2015

DIA NACIONAL DA POESIA... É HOJE!


Gosto de pensar que a poesia é a vida em versos... É uma forma de acariciar a alma de alguém que lê e se embevece entre sensações, às vezes indizíveis. A poesia é o dito e o não dito, sensivelmente ditos e, por vezes, silentes... como só os enamorados pelas palavras e encantados com a vida sabem e podem dizer ou descrever... ou apenas sentir! Flores que cheiramos com a alma, em pleno encantamento.
Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março, daqui a alguns dias, portanto, e o dia 20 de outubro celebra o Dia do Poeta. Mas você sabia que a poesia nacional tem um dia no calendário dedicado a ela? Pois bem, não por acaso, no dia 14 de março comemoramos o Dia Nacional da Poesia.
Isso mesmo! É hoje! Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847. Sei que há quem diga que foi em Cabaceiras, mas os dados oficiais são esses.  
Sabemos que Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.
Os amantes da poesia reconhecem que a Literatura brasileira é profícua, sendo representada magistralmente por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão de fé. A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, permeada por seu lirismo característico, arrebata leitores e penetra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um poema (e como eles nos comovem!). Para comemorar a data, estou publicando abaixo um dos meus poemas românticos e informando que a página do Brasil Escola (http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-poesia.htm) ao celebrar esta data, selecionou para você belíssimos poemas de alguns de nossos maiores poetas que certamente o farão ter vontade de revisitar a poesia também em outros dias, não apenas quando avisar o calendário. Dos primeiros românticos aos poetas contemporâneos, do Olimpo à pedra, do púlpito das igrejas à poesia social, dez poemas brasileiros para você ler, reler e contemplar. Confira lá, tenha uma ótima leitura, mas não deixe de receber o meu cheiro... e abra um lindo sorriso, pois eu o homenageio aqui, em versos!

O TEU SORRISO

Irenilson de Jesus Barbosa

O teu sorriso me ilumina o dia,
Em cortesia, é como um doce toque;
Sigo a reboque de tua alegria
Em picardia e sem que te provoque.

Em teu sorriso, miro outras paisagens,
Leio as mensagens de tuas delícias;
Sinto a malícia em tuas passagens,
Nesta viagem em minhas carícias.

Em teu sorriso, navego em miragem
De tua aragem, fresca e tão graciosa,
Em verso e prosa, admiro tua imagem;
E sinto, à margem, sensação deliciosa.

O teu sorriso é quase uma covardia,
Pois me vicia em teus lindos traços;
Traz-me embaraço e certa arritmia,
E passo o dia tomando-te nos braços.

O teu sorriso, provoca-me desejos,
São como ensejos para ir mais além,
Que me detém a cortejar teus beijos,
Então, me vejo com um teu refém.

No teu sorriso, bebo de tua boca,
Na quase louca ânsia que me invade;
Sinto uma vontade sutil e treslouca,
E minha pouca razão logo se evade.

O teu sorriso me provoca a fome,
E me consome, atiçando desejos;
Quando o vejo, quero que me tomes,
E que me domes com teus doces beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário