Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA DO PASTOR BATISTA: Uma brevíssima homenagem e a minha gratidão

Irenilson Barbosa
Esta semana os batistas homenageiam seus pastores, tendo no segundo domingo de junho (09/06),  o DIA DO PASTOR. Alguns receberão efusivas homenagens, outros apenas um abraço e as usuais felicitações... Talvez alguém nem se lembre, mas terá valido a pena. Quero que você que é pastor também se lembre disso: sua verdadeira recompensa vem de Deus! Alguém certamente se lembrará de algum momento importante em que valeu a pena contar com essa figura, tão singela quanto envolta em contradições na sociedade contemporânea. Eu lembro do meu saudoso Pr. Itaguaracy (o "seu" Bira) que já entrou na eternidade sorrindo, logo que ouviu o "bem estás servo bom fim e fiel..." do Sumo Pastor. Lembro de Carlos Menezes, que me ensinou as primeiras letras da fé e me batizou; de José Sales da Costa, meu velho de tantas lições... do meu pastor e vizinho Manoel Nascimento, de conselhos marcantes... Pr. José Gomes da Silva e sua família no Rio de Janeiro... Pr. Arcanjo, meu colaborador... Pr. Pedro, Pr. Idenilton e Pr. Daniel... estes últimos quase discípulos... Gente que soube me amar. Alguns dirão que o pastor é um impostor, um enganador, alguém que enriquece (quem souber da minha riqueza me conte!) às custas de incautos, acusados de toda injustiça (e infelizmente alguns o serão com justiça e outros sofrerão por puro preconceito de quem ignora a coisa por completo)... Tempos trabalhosos!... Outros o farão quase deuses, incorruptíveis, acima do bem e do mal, entes fictícios... Nada disso... somos apenas homens... tão miseráveis quanto todos os demais... tão majestosos quanto todos os demais: homens! Pois, como diria Paul Walsher "nunca houve um grande homem de Deus!" Todos os homens de Deus foram e são apenas pecadores nas mãos de um Deus amoroso que sabe perdoar e redimir! No meu dia, certamente ouvirei e talvez até leia elogios, homenagens, talvez algum agradecimento e até algum presente... coisas que massageiam o ego... mas logo se vão. Quando todos estiverem me fazendo elogios, se isso acontecer, eu estarei pensando em quem eu realmente sou e pedindo perdão por ser apenas isso... mas feliz por ser importante pra alguém... Por ter ajudado a secar alguma lágrima recorrente... Por ajudar a libertar alguma outra contida em sofrimento. Por ter sido uma seta segura no caminho, por ter acendido uma luz na noite escura, soprado uma brisa quando era deserto escaldante...quero ter sido o pai de meus filhos (Talita e Tarcísio) e o marido de minha mulher... frágil como sou.. O filho de Miúdo e Miúda, a quem ela chama de pastor, mas para quem ainda nem sou homem... principalmente se estiver com "a testa franzida"... junto com meus irmãos e irmãs... Quero ser lembrado neste dia por não ter julgado nem condenado você que é pecador(a) como eu...quero ter deixado o ombro mais perto do seu rosto do que o dedo em riste... Quero ter passado por sua vida sem deixar amarguras, sem ter lhe feito infeliz... Quero não ter atrapalhado o que Deus estava fazendo em sua vida e me chamou pra ajudar... quero ser lembrado por você como uma criatura frágil que Deus quis usar pra lhe dizer uma palavra transformadora ou um gesto imitador do Mestre e abençoar você... e quero pedir perdão a você e a Ele pelos momentos em que não fui o que deveria ser... ou que fiz apenas o que deveria fazer. Mas quero cometer a ousadia de lhe pedir um presente: Quero que lembre de mim na sua oração... quero que interceda por mim... Quero que peça compaixão de Deus para comigo e que peça a ele para nunca desistir de me usar...mesmo frágil assim... como eu sou... Depois quero que me guarde no seu coração e pense que os elogios e homenagens se vão, mas o verdadeiro amor dura para sempre (I Coríntios 13)... Se fizer isso por mim eu terei não apenas um Dia do Pastor feliz... eu terei uma vida eterna feliz! Com meu cheiro de sempre... a você que eu amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário