"Que é a poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados"
Poeta brasileiro homenageado com o dia da poesia
A poesia é a arte da linguagem humana, desde o gênero lírico, que expressa
sentimentos através do ritmo e das palavras recitadas ou cantadas. Seus fins estéticos
transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas
cadenciadas e dos dizeres inusitados ou usuais dos poetas.
As poesias fazem exaltação a alguém ou a algo, mas também pode ser
contextualizada dentro do gênero satírico ou irônico.
Existem pelo menos três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as
experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor ou de seu personagem; e a de natureza social - trazendo como temática principal as
questões sociais e políticas. Cabe ao poeta a arte de estruturar palavras, emprestando-lhe beleza e uma peculiaridade conforme seu estilo, sua métrica, sua mensagem, sua estética.
A poesia ganhou um dia específico, em homenagem ao
poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu
nascimento, 14 de março.
O baiano de Cabaceiras, Castro Alves, ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou
grandemente pela abolição da escravidão e emprestou seus versos a essa causa. Além disso, era um grande defensor do
sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do
voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia
“Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam
os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do
Africano”, publicado em A Primavera. Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida
política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera
calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem aclamado como bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz
marcante e forte. Sua destreza e engajamento o fez conquistar a admiração dos homens, mas sua beleza o tornou admirado e despertou, principalmente, as paixões das mulheres, algumas das quais puderam ser registradas em seus
versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil. Costumo dizer que é na poesia que se encontram as formas mais lindas e eficazes de se dizer...
Meus parabéns aos poetas de ontem, de hoje e de sempre... porque os versos nunca morrem e nunca é tarde demais para ouvi-los ou para recitá-los....
Abaixo, uma ampliação da reflexão sobre a poesia, extraída de duas fontes distintas, com o cheiro de sempre...
"Que é a poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados"
O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
O que é poesia
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.
Características do estilo poético
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Geralmente a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Dia Nacional da Poesia
A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.
As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.
A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.
Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.
O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.
Fonte: www.paulinas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário