Os indicadores de qualidade da educação superior 2011 divulgados pelo Ministério da Educação na última quinta-feira (06) confirmaram o destaque da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no cenário nacional. A UFRB manteve a nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), sendo cinco a nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior.
O resultado mereceu a comemoração do reitor, Paulo Gabriel Nacif. "Essa nota demonstra que UFRB atingiu um patamar de qualidade que pode ser creditado à nossa estratégia inicial. Desde a constituição da Universidade, nós definimos que precisávamos apostar fortemente na conquista de um sólido quadro de pessoal, docente e técnico-administrativo, que resultasse numa ambiência de estímulo para que nossos estudantes tivessem num bom desenvolvimento acadêmico", disse o reitor. "Isso ficou demonstrado no nosso IGC, um dos melhores do Brasil nesse processo de expansão", destacou.
O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Deste total, apenas 190 (8,9%) em todo o país alcançaram a mesma pontuação da UFRB e 27 (1,3%) tiveram a nota máxima. O índice avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Seu cálculo inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), no que se refere à graduação, e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no que se refere à pós-graduação.
Esses resultados compõem o primeiro ciclo completo dos indicadores de qualidade, evidenciando a evolução de 2008 a 2011, quando foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que houve uma "melhora generalizada" na qualidade dos cursos e instituições neste período. "A curva toda se desloca em direção à melhora na qualidade. Há uma série de medidas que estão surtindo efeito", pontuou.
O ministro apontou a importância de políticas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nessa conquista. "Essas políticas educacionais fomentaram a melhoria da qualidade, quando associadas à nova política de avaliação que induz a qualidade", destacou Mercadante.
Com informações do MEC e texto divulgado pela UFRB.
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Poiésis é uma palavra polissêmica de origem grega. Ela denota, entre outras coisas, a ação ou a capacidade de produzir ou fazer algo de forma criativa. Nos escritos de Platão é possível entender a poíésis como processo criativo, conhecimento e aprendizado lúdico; ação que converte o “não ser” em “ser”. Este é o nosso tempo e espaço de poiésis na educação, nos afetos, na poesia... Façamos a nossa parte e emprestemos à vida a ação criativa do ser humano! Seja bem-vindo(a)!
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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
UFRB se consolida entre as melhores universidades do Brasil: IGC 4
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