Total de visualizações de página

sábado, 13 de outubro de 2012

Presidência da CBBA escreve aos pastores e líderes batistas da Bahia

Inicialmente, hesitei em publicar este documento, enviado aos pastores e líderes batistas pela atual diretoria da Convenção Batista Baiana, por entender que é assunto pertinente apenas aos batistas. Mas, como a matéria já se acha divulgada numa rede social e porque entendo também que não temos do que nos constranger ao tratarmos de medidas de saneamento de nossa estrutura denominacional, decidi veicular o texto em nosso blogue. E o faço considerando que, ao longo de minha vida como batista, preservo um certo prazer e orgulho por constatar que a Igreja Batista (no conjunto das milhares de afiliadas à  Convenção Batista Brasileira) é  a única instituição que eu conheço (e não apenas entre as religiosas) que faz seus balanços financeiros (mensais e anuais) com suas portas abertas e perante quem queira ouvir ou acompanhar. Isso revela que nada temos a manter em sigilo, além do que seja eticamente justificado, e isso é motivo de satisfação para nós que somos batistas e tratamos nosso patrimônio como pertence de Deus e do seu Reino. Além disso, NUM MOMENTO EM QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA CLAMA POR TRANSPARÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES, cumpre-nos começar fazendo o nosso dever de casa. Assim, compartilhamos a carta (QUE É ABERTA MESMO) e desejamos sucesso aos gestores da atual Diretoria da Convenção Batista Baiana, à luz do seu texto que segue:

"Carta aberta aos pastores e líderes batistas da Bahia



Prezado (a) colega de ministério,

Pela primeira vez nos dirigimos a você, depois de 100 dias à frente da Convenção Batista Baiana, para compartilhar 3 assuntos importantes:

1. Publicamos no Batista Baiano que concentraríamos esforços no saneamento das finanças da Convenção. 

Temos feito isso incansavelmente. Fizemos levantamento de dados, não só do Escritório Central, mas também estamos aguardando dados de órgãos e entidades.

1.1. Projetamos nossas despesas obrigatórias para os 12 meses seguintes, bem como as receitas, com base no mesmo período do ano anterior, a fim de verificar com mais clareza nossa realidade. 

1.2. Levantamos dívidas e temos analisado todos os procedimentos administrativos internos do Escritório, com o objetivo de fechar todos os vazamentos por onde poderiam escoar o dinheiro de nossos dízimos e ofertas.

1.3. Estamos trabalhando em planejamento de férias, eventos, enfim, sempre pensando 12 meses à frente, por acreditarmos que, em administração tudo começa com um orçamento bem elaborado e rigorosamente observado.

Não colocaremos as contas em dia nos próximos meses, mas saberemos detalhadamente em que estamos investindo, quais são os pontos de gasto desnecessários e para onde estamos indo, para não permitir que o buraco se aprofunde e, mais importante, enxergando a partir de quando poderemos voltar a investir com sustentabilidade.

2. Publicamos no Batista Baiano que seríamos transparentes. Nos sentimos muito felizes por anunciar que no próximo sábado, 20 de outubro, no culto dos 130 anos dos Batistas, lançaremos o novo Portal da Convenção Batista Baiana. 

Será um portal da transparência que tem a pretensão de ser um marco de mudança na forma de relacionamento entre instituições denominacionais (igrejas, escritórios, órgãos e entidades da CBBA), povo batista e sociedade em geral. Talvez você já tenha sonhado com isso, mas, talvez também, você nunca imaginou que fosse possível. Mas é.

O novo portal não apenas será um meio de informação de tudo que imaginamos da vida batista na Bahia (Igrejas, órgãos e entidades da CBBA, Associações, organizações auxiliares (Pastores e Diáconos), campos missionários e quem neles atuam), mas será um meio de controle, por parte das igrejas, sobre a vida das instituições da CBBA. 

Através de login e senha, a diretoria das igrejas e batistas que ocupam cargos na estrutura da CBBA, acompanharão tudo que envolve a movimentação financeiro-patrimonial da CBBA, bem como as contribuições das igrejas. Todos saberão a origem das contribuições e o destino dado a elas.

Nele disponibilizaremos nome, endereço, telefone e homepage de todas as igrejas. Está precisando pedir ou dar uma carta de transferência? Lá estará o endereço da igreja! Todos poderão saber o que cada igreja está fazendo em termos de atuação social ou plantação de igrejas, por exemplo. 

Através dele saberemos quem são os professores dos nossos seminários, seu histórico, disciplina que ensina e até o conteúdo programático da mesma.

Daí pra frente, só pra dar outro exemplo, membros de igrejas que estão fiéis na entrega do Plano Cooperativo, poderão ser beneficiados com descontos em eventos e cursos oferecidos por instituições denominacionais. Igrejas que estão fiéis poderão ter acesso aos serviços oferecidos pela CBBA em condições diferenciadas.

Que saber se há disponibilidade na agenda do CENTRE? Quer mostrar às pessoas como é o Acampamento? Através do Portal isso será possível!

Quem quiser aderir ao PAM, fará ali mesmo, em seu computador, sem sair de casa. E todo mês será publicada uma carta de gratidão com os nomes dos que contribuíram e a pessoa poderá conferir, através de login, se o valor lançado está correto.

Qualquer membro de nossas igrejas, de cada canto do Estado, terá oportunidade de publicar seus textos, sobre os mais variados assuntos, em nosso portal. Até estudos bíblicos, devidamente produzidos, poderão ser disponibilizados para uso livre por qualquer pessoa.

Imagine algo que seria bom a CBBA disponibilizar via internet, para facilitar o relacionamento e dirimir dúvidas! Pois bem. Isso estará lá. Se não aparecer já na próxima semana, você poderá sugerir que estudaremos e faremos o possível para viabilizar.

Isso é só um pouco do que será possível a partir da próxima semana.

3. Congresso de Ação Social e 130 anos dos batistas - Esse evento acontecerá no próximo final de semana, 19-21/10, na Igreja Batista Sião. 500 inscritos estão sendo esperados no Congresso que contará com preletores de ponta, no Brasil, neste assunto. No culto do sábado,20, teremos um coro de 130 vozes, acompanhado por orquestra infanto-juvenil de comunidade empobrecida de Salvador. O Pr. Sócrates Oliveira, Diretor Geral da CBB será o orador e estamos pedindo que todos os ex-presidentes compareçam para terem participação ativa neste momento especial. 

Ajude-nos convidando os membros de sua igreja e repassando esta mensagem para eles.
Ajude-nos orando por nossas vidas.
Ajude-nos enviando suas sugestões e até mesmo observações críticas. Elas serão respeitosamente avaliadas e um retorno será dado.

Abraços,

Edvar Gimenes de Oliveira - Presidente
Genilson Souto - 1º Vice-Presidente
Edson Carmo da Silveira - 2º Vice-Presidente
Carlos César Januário - 3º Vice-Presidente
Margareth Fadigas -1ª Secretária
César Brito - 2º Secretário
Claudinei Brito - 3º Secretário"

Nenhum comentário:

Postar um comentário