Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Capes aprova Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 3, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos de 2012. Dentre os cursos aprovados está o Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este é o primeiro curso de mestrado que será oferecido no Centro de Formação de Professores (CFP), campus da UFRB em Amargosa.

A aprovação do curso vem ao encontro do envolvimento de pesquisares do CPF com a temática, procurando instaurar na região de localização deste Centro de Ensino e seu entorno o debate sobre a Educação do Campo mediante a realização de diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O ponto de partida foi a criação da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro, oferecida pela UFRB, e o curso de Licenciatura em Educação do Campo, oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com UFRB.

A proposta do Mestrado Profissional em Educação do Campo foi apresentada à Capes e recomendada durante a 139ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 24 a 28 de setembro, em Brasília. “O curso tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico, visando contribuir para que professores das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo”, diz o texto da proposta.

Com a aprovação pela Capes, o Mestrado Profissional em Educação do Campo iniciará suas atividades a partir do primeiro semestre de 2013.
... E leia + essa:

O Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação (GTSSEDU), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), irá lançar duas publicações durante a II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia, a Reconcitec. O lançamento está programado para o dia 18 de outubro, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira.

Os dois títulos foram organizados pela professora Marcela Silva, coordenadora do GTSSEDU, em parceria com diferentes grupos de autores, especialistas na temática. O livro “Serviço Social na Educação: Teoria e Prática” é uma coletânea de textos com reflexões e relatos de experiências de profissionais que atuam na educação no Estado da Bahia e fora dele. Com prefácio do professor Ney Almeida, da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Castelo Branco, a obra é a primeira do Norte-Nordeste nesta área.

A segunda publicação é fruto do trabalho de extensão realizado pelo GTSSEDU através dos Núcleos de Estudo de Serviço Social na Educação (NESSE), que atuam como espaços de debate entre estudantes e profissionais de Serviço Social, sendo mais de 10 no estado. O caderno de discussão “Serviço Social na Educação: um olhar a partir daqueles que estão na formação profissional” reúne artigos de discentes que desenvolvem ações através do grupo e dos NESSE. “O resultado é um leque de reflexões sobre vários aspectos da educação na Bahia e no Brasil”, resume a professora Marcela Silva.

A II Reconcitec acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, em todos os campi da UFRB, com apresentações de trabalhos, minicursos, palestras, exposições científicas e tecnológicas e atrações culturais. O evento tem apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Fruticultura e Mandioca e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). As inscrições continuam disponíveis pelo site do evento www.ufrb.edu.br/reconcitec e são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário