Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental debate rumos do setor


Inscrições com desconto até a próxima quarta-feira, 25/01/2012.
                                                                                                                                                    
Professores, estudantes, ambientalistas, educadores ambientais e demais interessados no tema têm até a próxima quarta-feira, 25, para se inscreverem com descontos no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA). O maior evento do setor preencherá dois pisos do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com centenas de atividades para mais de três mil participantes de todo país, nos quatro últimos dias de março. 
Também o dia 25 de janeiro é a data-limite para apresentar propostas de cursos, oficinas ou painéisque resumam resultados de pesquisas e atividades de educação ambiental, seja em ambiente escolar, empresarial, organizações governamentais ou não governamentais. Os aprovados terão isenção da inscrição, além do benefícios de todos inscritos, que é a gratuidade para as atividades do evento, marcadas pela diversidade.
Com o tema central "Rumo à Rio + 20 e às Sociedades Sustentáveis", o VII FBEA já consta como evento preparatório oficial da sociedade civil para a Rio + 20, aConferência que a ONU realizará em junho, também no Brasil, com missão de avaliar os avanços da Eco-92 e perspectivas futuras, com foco na "economia verde" e "governança global". 
A educadora ambiental Tita Vieira, coordenadora geral do VII FBEA, ressalta que o dia 30 de março - penúltimo dia do conclave - será dedicado ao evento mundial, com uma Conferência e nove Diálogos Rio+20, em que especialistas debaterão com o público quais contribuições dos educadores ambientais levar para o evento mundial.
Outro destaque, informa a ambientalista, será a Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental, no dia anterior, que revisitará o principal documento estruturado pela sociedade civil na Eco-92 e, desde então, é a referência mor para quem atua na área: o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Na condução do debate, estarão personalidades do setor que coordenaram a construção do Tratado, 20 anos atrás. 
Dentre os 25 Encontros Paralelos organizados por coletivos e redes de educação ambiental, estão os de Educação Ambiental com os Catadores, dos Pontos de Cultura e o de Educomunicação, uma nova área em ascensão. Voltado ao bem estar e ecologia interior, o espaço denominado "Tenda Sagrada" oferecerá aos participantes desde sessões abertas de danças circulares e biodança, entre outros, até Teatro Lambe-Lambe e a Trilha da Vida - experiência sensorial única criada em Santa Catarina há 15 anos.
Logo ao lado, a Feira Sustentável - ambiente previsto para ações e demonstrações de Economia Solidária - incluirá um leque de atividades artistico-culturais. Neste quesito, entram a exposição com comercialização de produtos criativos e uma variedade de manifestações culturais. Enquanto isso, a Feira Agroecológica e Familiar ea das Reservas Extrativistas Marinhas ultrapassarão a proposta de apresentação da técnicas de produção que respeitam o ambiente, para instigar o fomento de negócios, a divulgação e a troca de experiências. 
Mas a grande novidade do VII FBEA deve ser o crescimento de ações interativas, que marcam a evolução do setor. Entre elas, está o Café Social REBEA, que se apoiará na técnica do world cafe. Nela, ao invés do tradicional palco-platéia, os participantes distribuem-se em micro mesas temáticas dispostas num mesmo espaço, trocando de micro mesa a cada 20 minutos. Em cada uma, um anfitrião/relator cumpre o papel de receber e atualizar os novos integrantes, e de animar os debates de tal modo que, ao final, todos participaram em tudo. 
"Além de um poderoso instrumento para fazer emergir a inteligência coletiva dos participantes sobre um dado tema, esta metodologia incentiva o uso de novas formas de decisão e construção coletiva proporcionando horizontalização aos processos", explica Vivianne Amaral condutora da atividade, ao frisar que, nesse café social, os temas se relacionam à organização e sustentabilidade das " redes de educação ambiental", REBEA.
Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA (formada pela articulação de 45 redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental - REABA, e Instituto Roerich de Cultura da Paz, o VII FBEA tem apoio institucional dos ministérios da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do SESC-BA. 
Mais informações e inscrições para o evento em http://viiforumeducacaoambiental.org.br.
 
RESUMO
O QUE:VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - VII FBEA (maior evento do setor, preparatório da sociedade civil para a Rio+20)
TEMA CENTRAL:Educação Ambiental: Rumo às Sociedades Sustentáveis. 
ONDE: Centro de Convenções da Bahia, em Salvador 
QUANDO: de 28 a 31 de março de 2012.
Inscrições com desconto e para propor oficinas, minicursos e painéis - até 25 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário