Total de visualizações de página

domingo, 27 de abril de 2014

UM HOMEM QUE AMAVA EM SILÊNCIO

Uma breve homenagem à memória do amigo Fritz Mohn
Irenilson de Jesus Barbosa
Foto: Com pesar recebemos a lamentável notícia do falecimento do grande cristalinense, irmão e amigo Fritz Mohn. Com certeza "Vai-se o homem e fica sua história". E que história! Fritz deixa legado de exemplo, fé e amor à sua família e à terra natal. "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé". (II Timóteo 4;12)
Diácono Fritz Mohn - Cristalina - Goiás
A notícia me chegou hoje (27 de abril de 2014), pouco antes do almoço. Um amigo guardado no peito se foi...  Partiu ao encontro do Eterno que o amou sem reservas (João 3.16). Mas esse não viveu distraído quanto á iminência desse amor e nem mesmo dessa hora: Era um homem de Deus. Na verdade, um exemplo raro de homem de Deus que também era um homem do povo.  Fiquei em silêncio por uns momentos... só depois dei a notícia à minha esposa, Luciene. Comedida, ela também exclamou: “Oh!...” Nos contivemos nas palavras, como Fritz talvez fizesse também ao ouvir sobre algum infausto...
A mente viajou no tempo enquanto eu revia a sua foto postada por outro saudoso amigo da Serra dos Cristais. Lá vivi por dois anos com minha esposa e filha primogênita. Lá tive meu filho homem, que deixou a cidade aos três meses de idade e ainda não voltou, talvez por um imperdoável descuido meu - afinal, já são mais de 18 anos... A memória recuou no tempo, ressuscitando emoções vividas há cerca de 20 anos. Em Cristalina estive entre 1994 e 1996. Amei e sei que fui amado, fiz amigos, preguei, cantei, andei, ajudei a construir o Centro Batista de Assistência Sócio-Cultural, festejei vitórias, não contabilizei derrotas, muito sorri e quase não chorei.
Lembro apenas de um choro naquela cidade. Chorei abraçado a algumas de minhas ovelhas na despedida de meu pastorado na Primeira Igreja Batista de Cristalina, a qual sempre sublinhei em meu currículo pastoral. Subitamente lembrei que um daqueles abraços chorosos muito me comoveu, era Fritz Mohn lamentando minha decisão e me perguntando com os olhos se aquela era mesmo a vontade de Deus.  Ele, sempre reservado, comedido, não parecia ser dado àquelas emoções, mas se permitia deixar aflorar a sua humanidade. Mas o momento confirmava o que já me parecia claro: Fritz era daquelas ovelhas – modo como apelidamos os membros das igrejas batistas –  que sabem amar sem fazer declarações. 
Era homem de poucas palavras, mas sempre vi nos seus olhos que ele sabia amar como poucos. Sabia amar sua cidade à qual servia como político eleito para vários mandatos de vereador, prefeito e vice-prefeito. Sabia amar sua família, pela qual intercedia regularmente em nossos cultos de oração. Sabia amar sua igreja, a qual ajudava a manter como se o fizesse a si mesmo, pois ele sabia ser igreja, ser líder e ser liderado como só os grandes servos sabem ser. Era o vice-prefeito quando foi minha ovelha, mas era dócil como a menor ou mais simples das ovelhas e jamais se permitiu ou deixou que alguém se permitisse confundir seus papéis públicos e privados. Lá, ele era apenas o nosso irmão Fritz, ou “Seu Fritz", como alguns o chamavam respeitosamente.
Na chegada e na saída tive certeza: Fritz sabia amar seu pastor. Ele soube me amar e também respeitar e cuidar de minha família como diácono fiel às Escrituras Sagradas, pela qual procurava nortear sua vida. Lembro-me de Fritz cuidando de mim e de minha família, como seu pastor em dois momentos marcantes. Na primeira noite que passei na cidade, acompanhado de minha esposa e filha, conhecemos o então rigoroso frio da amável cidade. Pela manhã, ao saber do ocorrido, Fritz nos levou para comprarmos edredons.  Recém-chegados da calorosa capital baiana, nem conhecíamos bem o que seria um bom edredom. Fritz nos levou à loja (acho que pertencia a uma de suas filhas com a igualmente zelosa Olga Mohn, se a memória não me trai) e nos ajudou a escolher o melhor, com a habitual discrição.
Foram muitos os momentos bons à frente da pequena igreja, que já contava setenta anos.  Dois anos de bênçãos e a companhia de pessoas como Fritz fizeram a estadia prazerosa e bem sucedida.  Na minha saída, Fritz era também o tesoureiro da igreja. Num tempo em que os pastores são acusados de exploradores, aproveitadores, ladrões e que tais pelos desavisados que se espelham em impiostores midiáticos, não me constranjo em relatar o ocorrido. Fritz fez os cálculos de quanto eu teria direito a receber como gratificação pelos serviços pastorais e descobriu que era menos do que o valor do transporte de minha mudança até Salvador. Pensou... mas não titubeou. Conferiu comigo o valor da mudança e me deu um cheque pessoal com um pouco mais que o valor equivalente à despesa. Abraçamo-nos de novo, ele me agradeceu pelos serviços prestados à amada igreja; eu retribui os agradecimentos e ele me viu saindo de sua casa, olhando pela janela. Acho que aquela foi a última vez que o vi. Hoje, pouco mais de 11:30 da manhã, antes de saber da notícia, encerramos cantando o Hino 475 do Cantor Cristão (o mais antigo hinário dos batistas brasileiros) na Igreja Batista Káris. Enquanto cantávamos, vi as iniciais de Salomão Luiz Ginsburg impressas nos créditos do hino e lembrei de Cristalina,  pois Ginsburg foi o pastor-pioneiro da mesma. Creio que Fritz o conheceu. Lá cantávamos com entusiasmo ímpar os mesmos hinos tocados pelo então pianista (hoje pastor) Gabriel Souza Ferreira, no antigo órgão deixado na igreja por aquele pioneiro de tantas façanhas e canções que compõem a tradição batista no Brasil. Silenciosamente, agradeci a Deus pela oportunidade de ter andado na mesma senda de gente como ele. Agora, porém quero homenagear à vida e memória de Fritz, como um homem que sabia  amar em  silêncio. Nada me parece mais lindo e nobre que saber amar. Mas amar em silêncio, traduz uma forma do amor em sua grandeza, em excelência. Político testado e aprovado por seu povo em diversos mandatos, ele foi um homem de bem. Parecia contradizer a arrogância de alguns que exercem essa profissão com sua aparente e sincera brandura. Não era dado a elevar a voz. Pelo menos, não o fazia na igreja, ainda que fosse equilibrado, enérgico e respeitado como um líder. Pensando nele, lembrei de Leonardo Da Vinci, quando este teria dito: “As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”.
Agradeço a Deus pela vida deste servo de Deus e por ter convivido e lutado ao lado dele pela fé cristã em Cristalina, onde também oramos pelo Brasil e pelo mundo. Mesmo ciente de que tinha defeitos, só me ocorre agora as suas virtudes e louvo a Deus por elas. Hoje, no Culto Vespertino da IB Káris, em Salvador, o mencionei na pregação e orei para que Deus conforte à família enlutada. Sei que Deus enxugará toda lágrima de tristeza e fará surgir em cada rosto da família Mohn e dos amigos um riso de esperança num reencontro na eternidade como o Deus Eterno, com o qual estou certo que Fritz já desfruta a eternidade. Esta certeza advém do fato de Fritz nEle confiava e a Ele entregou a sua preciosa vida, para sua redenção e para a glória exclusiva de seu Senhor...  Sua memória continuará nos servindo de inspiração e gratidão a Deus. Isso também consolará os que agora choram de saudade. Pessoalmente agradeço a Deus pela vida de Fritz Mohn, em nome de minha família, e o guardarei na memória e no coração como uma ovelha ilustre que tive, mas sobretudo como uma ovelha á qual amei e que soube amar a mim e aos meus... Um homem que sabia amar em silêncio. “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:21)... No mais, enquanto o tivermos apenas na lembrança, sentiremos, saudade!


Um comentário:

  1. Meu Deus!
    Só agora, ao ler este blog tive ciência do falecimento do Sr. Fritz. Grande homem!
    Que tristeza!
    Lembro-me dele com saudades. Uma pessoa calma, meiga e atenciosa.
    Trabalhei há alguns anos atrás com os familiares dele no cartório de CRISTALINA e lembro-me das visitas que ele fazia com toda educação e simpatia.
    Servo de Deus! Deixou um grande legado de experiência de vida.
    Que Deus o tenha em seus braços.

    ResponderExcluir