Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

HOSPITAL OFERECE MAMOGRAFIA GRÁTIS PARA PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA

O Hospital Aristides Maltez, principal referência no tratamento oncológico na Bahia, oferece exames gratuitos de Mamografia a mulheres na faixa etária a partir de 40 anos. 
Segundo informação dada pelo hospital, por telefone, o serviço já está disponível à população baiana há mais de dois anos. 

Os interessados devem ligar para o telefone (71) 3357-6900, mesmo que não tenham requisição médica.

Embora não tenhamos conseguido falar diretamente com o Departamento de Marketing do Hospital, nos engajamos na divulgação, dada a utilidade pública do serviço e solicitamos a divulgação do serviço para o maior número possível de pessoas, principalmente as mulheres acima de 40 anos que não dispõem de plano de saúde.  

Lembramos que este exame pode diagnosticar e evitar câncer em sua fase  inicial, obtendo cura de até 100% dos casos. 

Abaixo alguns detalhes sobre prevenção, sintomas e hospitais que oferecem atendimento em Salvador, conforme texto de Paula Pitta (A Tarde On Line, 2008).

PREVENÇÃO - O câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres, pode ser evitado com diagnóstico precoce. As formas mais eficazes de detectar a doença são os exames clínicos e a mamografia. Profissionais treinados podem identificar tumores de até um centímetro. As mulheres também podem fazer o auto-exame, mas não como única forma de prevenção. O Inca só recomenda o auto-exame como uma ação de conhecimento do próprio corpo.
De acordo com a entidade, o rastreamento na mama não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. “Se a mulher fizer o auto-exame de forma errada e não encontrar nenhum nódulo, pode ficar com a falsa sensação de segurança. Por isso, o indicado é que o auto-exame seja ensinado por um médico e, mesmo assim, a mulher faça outros tipos de avaliação”, diz Clarissa.
A mamografia é indicada, a cada dois anos, para mulheres entre 50 e 69 anos, mas quem tem casos da doença entre parentes de primeiro grau, a radiografia da mama passa a ser recomendada anualmente e a partir de 35 anos.
Outra forma de prevenir esta enfermidade é manter bons hábitos, como fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, evitar o sobrepeso, não fumar e não ingerir bebida alcoólica em excesso.
SINTOMAS – Além do nódulo na mama, o câncer pode causar alterações na pele, deformação do mamilo e presença de líquido no seio, mesmo em mulheres que não estão amamentando. Quem apresentar estes sintomas deve procurar um médico.
O tratamento é a cirurgia de retirada do tumor, e pode ser necessário extrair todo o mamilo. O paciente também passa por sessões de quimioterapia e, em alguns casos, hormonoterapia. Mayana precisou retirar a mama esquerda, fez quimioterapia e radioterapia. “O tratamento é ruim, agressivo, mas é necessário. É uma forma de evitar que a doença volte. Eu fiz o tratamento e hoje, depois de 25 anos que descobri o câncer na mama, não tive mais nenhum problema”, conta.
Em casos mais agressivos da doença é indicada uma vacina de anticorpos, chamada Trastuzumab. “Essa vacina não é ministrada na rede pública e custa R$7 mil a dose”, diz Clarissa Mathias.
Atendimento gratuito: 

Hospital Aristides Maltez
Avenida Dom João VI, Brotas
Telefone: 3357-6800

Hospital São Rafael
Avenida São Rafael, São Marcos
Telefone: 3281-6111

Hospital Santa Isabel
Avenida Joana Angélica, Nazaré
Telefone: 2203-9666

Nenhum comentário:

Postar um comentário