Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de maio de 2013

"ESCUTA ESSA!" Livro digital de diversos autores reúne música, internet e literatura

Escrito por autores de diferentes estados, e-book reúne 31 contos inspirados na nova música brasileira

Vivendo do Ócio, Cícero, Tulipa Ruiz, Vanguart. Poderia ser a lista de artistas e bandas a compor um festival alternativo de música. No caso do "Escuta Essa", e-book colaborativo lançado on-line na última quinta-feira, os músicos são trilha sonora e inspiração para 31 contos de jovens escritores espalhados pelo Brasil.

Os cantores Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci são alguns dos músicos da nova safra da MPB que servem de trilha sonora para os contos de "Escuta essa"

Ao todo, são 236 páginas virtuais com criações de 31 escritores e 28 ilustradores de todo o País. Durante três meses, os participantes do projeto decidiram cada detalhe do futuro livro em conjunto, através de um grupo fechado no Facebook.
Talita Gracille, música e artista plástica baiana, também participa do projeto. 


"A Internet é incrível no que diz respeito a você ser independente, seja você um músico ou um escritor", afirma Izadora Pimenta, jornalista e organizadora do projeto. "Acredito que ela não altera somente a literatura, mas também a maneira com a qual consumimos arte em geral. Está tudo ali, na palma das mãos, pode ser acessado de qualquer lugar... É uma abertura maior".

Terceiro e-book organizado e diagramado por Izadora, "Escuta Essa" se propõe a inverter o processo: em vez de buscar uma música para embalar uma história, é a trilha sonora que revela a cada autor, à sua maneira, personagens e tramas nas entrelinhas dos versos. Graças à plataforma virtual em que é disponibilizado, o leitor pode ter acesso à canção inspiradora enquanto lê o conto, através de links dentro do próprio livro.

"Parece que a gente tá sempre procurando a música perfeita para a situação perfeita, então achei legal essa inversão: desenvolver uma história a partir de uma música x", explica Júlia Thum Schmidt, universitária de Santa Catarina e uma das escritoras do projeto. O conto dela é inspirado pela música "Por que nós?" do cantor paulista Marcelo Jeneci e ilustrado pela também estudante Fernanda Maleski, do Paraná.

Sonhos antigos

Escrever não era novidade para Júlia. Antes do "Escuta Essa", ela já produzia fan fictions (histórias de fãs com personagens e inspiração de algum produto cultural, como livros, filmes ou séries) e esboçava um projeto original de romance. O sonho de ser escritora, contudo, estava um pouco adormecido e engavetado pela correria do dia a dia. Participar do livro digital trouxe essa aspiração de volta à vida, revela a estudante. "Eu entrei no projeto só por diversão mesmo, foi mais para me propor um desafio de escrever com aquele objetivo. Mas, pensando bem, hoje a ideia de lançar um e-book com originais também é bem atraente. É uma questão de esperar e ver se eu vou ter criatividade pra tanto!", assume Júlia.

Para Izadora Pimenta, o e-book também foi uma forma de concretizar um sonho antigo. "Minha relação com a escrita sempre foi grande, uma espécie de válvula de escape, o que consigo aplicar na minha profissão, que é o jornalismo", explica.

O lançamento on-line do livro foi uma escolha "natural", detalha Izadora, que não exclui a possibilidade de disponibilizar fisicamente "Escuta Essa". "Pretendemos publicar. Estamos negociando com uma editora, mas também planejamos um crowdfunding para viabilizar isso", revela a organizadora.

Ainda segundo a jornalista, em menos de uma semana de lançamento, já são quase 6000 visitas ao material na plataforma que ele está hospedado. Quanto à repercussão, "algumas bandas já leram e comentaram . Ainda não tive tempo de avisar todo mundo, mas isso deve ser feito ao longo desta semana", garante Izadora Pimenta.

Experiências anteriores

Antes de "Escuta Essa", outros dois e-books já haviam sido produzidos por Izadora. "Um ou Mais Graus de Separação", lançado em agosto de 2012, reúne 28 contos e poesias.

"O primeiro livro foi mais amador, mas gostei bastante de fazê-lo. Ainda estava iniciando na diagramação, mas consegui fazer um projeto que achei interessante, além de ter iniciado uma parceria com alguns escritores de gaveta bem legais, que continuaram comigo ao longo dos livros", conta a organizadora.

Já "O Livro Que Ainda Não Tem Nome" é, como define Izadora, uma homenagem discreta à banda paulista Pullovers. Com São Paulo de plano de fundo, o livro lançado em dezembro do ano passado apresenta treze contos inspirados no álbum Tudo Que Eu Sempre Sonhei.

"Estes dois livros me ajudaram bastante com o Escuta Essa porque o projeto foi mais natural e também me senti preparada para inovar em algumas coisas. E descobri que trabalhar com muita gente envolvida pode ser difícil, mas o resultado final é gratificante", revela a jornalista e também escritora.

Mais informações

E-book "Escuta Essa" - 31 contos.
Leitura gratuita pelo link: http://issuu.com/rocknbeats/docs/escutaessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário