Total de visualizações de página

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Segundo site, foto de "cristãos queimados" na Nigéria não tem relação com intolerância religiosa



Cristãos seriam queimados por muçulmanos na Nigéria! Será verdade?


Cumprindo nosso dever de disseminar a verdade, embora não possamos assinar embaixo de informações dadas por terceiros, noticiamos que o site E-farsas.com, publicou matéria que atesta que a foto acima não se refere a cristãos queimados vivos na Nigéria, como vem sendo divulgado em e-mails e redes sociais. Para os editores, trata-se de mais uma notícia falsa circulando na internet (http://www.e-farsas.com). 

Não obstante, destaca-se que, apesar da foto não ter relação nenhuma com cristãos queimados na Nigéria,  há várias notícias de ataques a cristãos não só na naquele país, como em várias partes do mundo. E o pior é que essa briga que dura anos e anos está longe de se resolver… Não seria um simples repassar de e-mail capaz de acabar com um conflito tão antigo e intenso.

O  site informa que o Compact Direct News publicou no dia 20 de abril que um pastor e a sua esposa foram seqüestrados e mortos por extremistas islâmicos na Nigéria. O jornal também afirma que dias antes, 48 cristãos – incluindo 2 pastores – foram mortos com requintes de crueldade por um grupo de muçulmanos que invadiu uma igreja na cidade de Jos – capital do estado de Plateau, na Nigéria.
Para o E-farsas.com, a grande mídia não está ignorando esses ataques como o texto que circula pela web afirma. Mas alerta para o fato de que repassando o e-mail, não estamos contribuindo muito, pois acredita que é muito mais fácil para o leitor apenas repassar um e-mail – sem se preocupar em saber se suas informações são reais – do que tentar tomar alguma atitude mais, digamos, participativa.

Conclusão

Apesar de muitos cristãos (e não cristãos) realmente estarem sendo assassinados na Nigéria (e em outros países), a foto que acompanha a notícia foi tirada depois de uma explosão de um caminhão de combustível no Congo e não tem nada a ver com o fato citado no texto.  O simples ato de repassar um e-mail não colabora muito no fim de guerras religiosas como essas.

A foto

O site E-farsas.com informou que "uma simples e rápida pesquisa pela web revelou que a foto não tem nada a ver com cristãos queimados por muçulmanos na Nigéria. A imagem mostra, na verdade, o resultado de um acidente que ocorreu em 2010.
De acordo com vários jornais como, por exemplo, O Estadão, o holandês DeMorgen e o Afrik (em inglês), no dia 1° de julho de 2010, a explosão de um caminhão-tanque de combustível matou 230 pessoas e feriu pelo menos outras 100 na República Democrática do Congo.
O jornal O Globo conta que algumas pessoas morreram enquanto estavam tentando roubar combustível que vazava do caminhão, mas a grande maioria das vítimas estava em casa – assistindo à Copa do Mundo – quando foram atingidas pelas chamas.
O governador da província de Kivu do Sul, Marcellin Cisambo, contou à imprensa que a explosão teria ocorrido quando o caminhão capotou e começou a derramar combustível, explodindo logo em seguida.
Os 2 jornais citados pelo E-farsas não mostraram fotos do acidente, mas o Isso é Bizarro – blog especializado em mostrar corpos dilacerados, queimados, fatiados e etc. – exibe essas e outras fotos do acidente. Quem quiser ver, é só clicar aqui para visitar o Isso é Bizarro (por sua conta e risco!)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário