A entrega do prêmio acontece entre os dias 21 a 25 de setembro, em Brasília, durante o II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano. Na ocasião, serão entregues placas de honra ao mérito e os certificados aos vencedores.
De acordo com Nayara, esse prêmio coloca a Universidade numa posição de destaque no país, uma vez que a UFRB é uma universidade nova, porém com muito potencial para desenvolvimento. “Para mim a premiação é uma forma de reconhecimento do meu esforço, uma vez que sabemos o quanto é complicado desenvolver uma pesquisa neste país, além disso, desenvolver sobre um assunto que ainda é pouco explorado no meio acadêmico é motivador”, revela.
O trabalho denominado “Atividade antimicrobiana de algumas bactérias do ácido láctico isoladas de leite humano” também foi premiado no Congresso Internacional de Microbiologia que ocorreu em Foz do Iguaçu em 2014. Na ocasião, a estudante ficou em terceiro lugar, concorrendo inclusive com pesquisadores estrangeiros.
O Prêmio - O Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) tem como objetivo incentivar estudantes universitários ou graduados com até 10 anos de formação para a elaboração de trabalhos que poderão contribuir, com excelência, para o fortalecimento das ações desenvolvidas em um dos Bancos de Leite Humano que integram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e o Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) em países da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África.