Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de setembro de 2013

UNEB abre inscrição para Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos



A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) lançou edital para a seleção de alunos regulares para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), Primeira Turma, para Ingresso em 2014, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III, da UNEB em Juazeiro-BA.
Para esta primeira turma do mestrado serão disponibilizadas 15 (quinze) vagas na área de Concentração Educação, Cultura e Contextualidade, sendo 8 para a linha de pesquisa: Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e 7 para a área de Letramento e Comunicação Intercultural
As inscrições serão realizadas no período de 16 de setembro a 04 de outubro de 2013 (dias úteis), exclusivamente por correspondência (via SEDEX). O processo de seleção acontecerá em 5 (cinco) etapas, sendo as três primeiras etapas eliminatórias. A Primeira Etapa consistirá na verificação dos pedidos de inscrição para homologação ou não; a Segunda Etapa constará na realização de uma prova escrita para os candidatos que tiverem seus pedidos de inscrição homologados; a Terceira Etapa consistirá na avaliação do Currículo Lattes e do Anteprojeto; a Quarta Etapa será uma entrevista e a Quinta Etapa consiste na realização da prova de Língua Estrangeira. 
Para o professor doutor, Edmerson Reis, coordenador do programa, o objetivo do Mestrado em Educação, Cultura e territórios semiáridos é qualificar pesquisadores que pensem estrategicamente o planejamento e a execução de práticas educativas contextualizadas, informadas por referenciais teóricos adequados à concepção de educação para a convivência com o semiárido. 
Maiores informações: http://www.ppgesa.uneb.br

O POETA

                                                                                                                                João Francisco

IMAGINEM O POETA, PENSANDO EM SUA POESIA,
REVIVENDO COM ALEGRIA, A RAZÃO DO SEU POEMA!
ESPALHANDO DE FORMA PLENA, A MENSAGEM QUE CONTAGIA
NOS SEUS VERSOS DE CADA DIA, UMA MENSAGEM SERENA.
IMAGINEM VER O POETA ESCREVENDO SEUS PENSAMENTOS!
LEVANDO CONHECIMENTO, AO NOSSO POVO, NOSSA NAÇÃO!
SERVINDO COM GRATIDÃO, EM TODA HORA, A TODO TEMPO,
OLHANDO UM POVO SEDENTO, NUM MUNDO SEM OPÇÃO,
NORTEIA COM A POESIA, A ALMA SEM ALEGRIA, MAS DE NOBRE CORAÇÃO.

BUSCANDO NA ARTE ESCRITA, EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS,
ALENTOU-ME EM CERTO TEMPO, ESCREVENDO “VERSOS TARDIOS
RESTAURANDO O MEU VAZIO, NUMA FASE DE LAMENTOS,
BALANÇOU-ME LÁ POR DENTRO, ME AQUENTANDO NO MEU FRIO.
O POETA COM MUITO BRIO, EM SEUS VERSOS ME DEU SUSTENTO;
SABEDOR DO MEU LAMENTO, ME ESBREVEU “VERSOS TARDIOS”,
AGRADECIDO ME APRESENTO, REGISTRANDO O SEU PERFIL.

Em tempo:  Publico estes versos em acróstico em sinal da minha gratidão ao irmão em Cristo e amigo João Francisco por essa comovente demonstração de apreço e carinho por mim e pelas singelas letras que componho quando me arvoro pelos encantadores e sábios caminhos da poesia. Um abração!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

I Seminário Internacional de Educação do Campo no CFP em Amargosa

O Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP-UFRB) realiza no período de 04 a 06/09/2013 o I Seminário Internacional de Educação do Campo e convida a todas e todos para participar do referido evento.
As atividades terão início hoje, dia 04 de Setembro, no Gourmet Hall (Casa de show localizada na praça do Bosque), sendo organizadas em três momentos:

14h e 30 min: Cerimônia de abertura
15h:  Mesa de abertura: A educação dos camponeses da América Latina: da subalternidade à emancipação (com Prof Dr Samuel H. Carvajal Ruiz (Universidad Bolivariana de Venezuela) e Msc. Ademar Bogo (Direção Nacional do MST)

17h: Café regional (apoio das Prefeitura Municipais de Brejões e Dom Macedo Costa)

19h: Mesa II:  “Os limites do projeto de Educação do Campo nas trincheiras do Estado brasileiro” (com Profª Drª Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (UFS) e Prof Dr Edmerson Reis (UNEB e RESAB)

Durante todo o evento as editoras Expressão Popular e Selo RESAB (Rede de Articulação do Semiárido Brasileiro) estarão expondo e vendendo seus livros, ambos frutos da parceria entre movimentos sociais e universidades.
Convido especialmente aos meus alunos de Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas a participarem do evento e conferir a programação no site do CFP/UFRB: http://www.ufrb.edu.br/cfp.